Muitos de nós, inclusive eu, não conhecia muito bem o atual Presidente do CorenPR. Resolvi dar uma de jornalista e conversar com ele para ver as intenções e um pouco da história dessa personalidade, a quem todos chamam de Mero.
Muito do que conversamos está sendo importante para eu entender o que está acontecendo dentro do Coren. A questão dos cursos chamou a minha atenção então resolvi procurá-lo e fui bem atendido, com direito a café e bolachinhas.
Por trás desse nome complicado, o Mero é um cara simpático e atencioso. Nasceu em Foz do Iguaçu onde a mãe mora até hoje. Pertence ao movimento escoteiro desde jovem e nunca o largou - ele é chefe escoteiro de um grupo aqui em Curitiba. Ele me explicou que esse movimento foi um dos principais responsáveis pela sua formação como indivíduo - no escotismo acredita-se que a honra, o caráter e o bem ao próximo são ações tão importantes quanto a sua própria vida.
Achei um discurso bonito. Estou meio que enchendo a bola dele, mas sei lá, foi um papo agradável.
Quando ele era jovem, trabalhou em um cartório e logo foi para o exército, mas as duas faculdades que ele iria passar a cursar o tiraram de lá - Filosofia na UFPR e Enfermagem na PUCPR. A medida que o curso de enfermagem ia atraindo mais o interesse dele e pelo período integral, a filosofia ficou um pouco de lado.
Me assustei quando ele disse que já conheceu mais de 20 países fora da América Latina, graças a seu trabalho com adoção internacional que seu amigo, morador da Noruega, havia encabeçado em seu país. O Mero, quando saiu da faculdade, foi direto trabalhar no Hospital Erasto Gaetner e após sua especialização (não lembro do que) na UFPR passou a trabalhar na UTI do Hospital Angelina Caron, onde trabalha até hoje como Diretor de Enfermagem.
Eu perguntei para ele, entre um gole e outro de café, se gostava de ser enfermeiro. Ele disse que não existe profissão melhor para sua vida, uma vez que ela trabalha com a manutenção da vida, com o cuidado ao próximo - traços provavelmente da educação que o Presidente teve.
Questionei se ele gostava de ser Presidente do Coren, uma vez que as pessoas criticam e não entendem o porquê da existência de um órgão tão burocrático nas nossas vidas, e ele afirmou que é uma realização pessoal muito importante.
Ele disse que não é melhor do que nenhum profissional que mora em uma pequena cidade do interior e atende vários pacientes ganhando razoavelmente pouco, para ele todos somos iguais e lutamos pelas mesmas coisas. Como Presidente do Coren, a diferença é que ele pode lutar para garantir melhorias a todos os profissionais no que tange ao mérito da instituição. Muitas das propostas são difíceis de serem executadas, mas toda a equipe do Coren está lutando para garantir à classe da enfermagem paranaense caminhos que garantam a valorização de todos nós.
Para quem não sabe, o cargo de Presidente do Coren não tem salário nem nada, é o tal do cargo honorífico.
O Mero sabia que eu iria publicar nossa conversa e ele disse que meu blog é muito acessado e já houve pessoas que questionaram o porquê de eles deixarem um blog que pode ir contra os gostos dele. A resposta foi bacana.
Ele disse a esses questionadores que o Coren é feito para todos e todos têm opiniões diversas. Disse ainda que, se queremos tirar a imagem ruim que o Coren possui primeiro é necessário ouvir o que os nossos inscritos têm a dizer, para então melhorar. Esta admnistração, segundo o Mero, é aberta a todos e agradeceu a mim por estar publicando o blog de forma voluntária e sem ganhar nada.
Pessoal, meus amigos, obrigado por me darem motivos para escrever. Escrevam comentários para que esse espaço cresça. Coloquem reclamações, eu vou atrás e publico! Esse lugar não é para mim, não é para o Mero, não é para o Coren (muito menos para o Coren), este lugar é para vocês.
Valeu!
Enfermeiro Waldemar.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Com este feriado consegui ficar um dia em casa planejando mais e melhores atividades para o nosso corenpr. Olhando o site li todas as postagens. Criticas e elogios. Obrigado a todos. Anotei muitas para que possamos resolver e melhorar. Nao vou esquecer nunca que ja trabalhei em uti, junto ao paciente e com uma equipe maravilhosa de auxiliares e tecnicos, a base da enfermagem. Desculpem por ainda nao ter conseguido fazer as coisas que planejamos nós tambem estamos anciosos para ver logo os resultados da base sólida que estamos plantando, mesmo que demorada. Obrigado a todos voces que como eu amam a enfermagem de maneira incondicional. Que Deus os abençoe. Não esqueçam em vossas orações de pedir para que Deus nos mostre o caminho de fazer uma enfermagem mais unida, digna e principalmente reconhecida.
ResponderExcluirMontgomery Pastorelo Benites, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná.
PUXA WALDEMAR CONFESSO QUE ME SURPREENDI COM A TUA ENTREVISTA E CONFESSO QUE ESTOU UM TANTO QUE CURIOSO PRÁ CONHECER O MERO.
ResponderExcluirVALEU BUCK
Olá Waldemar, não querendo encher a bola do Mero, mas acho que vc falou ouoco do ser humano que ele é!!!Tive a oportunidade de trabalhar com ele no Caron e digo que mesmo eu sendo auxiliar na época ele sempre me tratou como igual, tal como sou hoje.Se vc tiver a oportunidade por favor transmita isto a ele mande um beijo para nosso amigo Alcides, tenho saudades daqueles tempos...obrigada
ResponderExcluirconheço o Mero desde seus 19 anos,saindo do exército e escriturário de um cartório,sempre dígno,leal e amigo.Ele é como o sol,não precisamos vê-lo todos os dias pra saber que ele existe.Todo dia 20 de fev lembro do seu níver,sem ter orkut ou agenda eletrônica pra poder me lembrar,é um cara formidável.Espero que ele viva mais 45 anos no mínimo pra continuar a fazendo o bem pra humanidade que ele sempre fez.Ale.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Meu nome é Gabriel, sou de Vitória-ES e trabalho na área jurídica.
Estou interessado em ter mais informações sobre a Adoção internacional e vi que o Mero tem um amigo norueguês que trabalha com isso.
Waldemar, há alguma possibilidade de eu ter o contato do tal cidadão da Noruega? Posso tentar enviar um email para o Mero também.
Aguardo teu retorno.
Abraço capixaba,
Gabriel (gabrielfaria@gmail.com)
O mero eu conheco ja fazem 29 anos. Foi me chefe escoteiro, eu o considero como meu irmao. Somos muito amigos. Agora ja nao o vejo com tanta frequencia mas como disse e como um irmao para mim. E uma pessoa especial muito boa gente tenho muita sorte de conhecelo como pessoa e como profissional. Um abracao do teu amigo alefo.
ResponderExcluirbem vou ser bem sincero, o coren pr nada mudou vamos fazer uma reflexão, estou na enfermagem ha 10 anos e nunca presenciei uma fiscalização do coren, estamos abandonados somos lembrados quanda chega o boleto para pagar a anuidade, outro fato estranho e que o mero apoio os enfermeiros da prefeitura para implantar 30 horas nas unidades por que ele não fez isso com o sindicato dos hospitais para o privado iniciar tambem as 30 horas? será por que ele e do caron, ou melhor se ele e a favor das 30 horas por que não implantou no caron? bem me sinto nauseado com esses comentarios desse blog... e mais uma coisa o SR LUIS EUGENIO DE NOVO VAI SER SECRETARIO ACHO QUE NUNCA ELE VAI SER PRESIDENTE O MERO SEMPRE PASSA ELE NA VOTAÇÃO INTERNA COMO ELE E LUIS INGENUO AHAHAH
ResponderExcluirum dia vcs vão saber quem são esses menbros o coren pr aguardemmmmmmmm
ResponderExcluirSR JORGE CAVALIN SAIU DO COREN PR QUE PENA PERDEU PARA A GALERA DO DJALMA, MAIS O PIOR FOI O MERO E O LUIS INGENUO NÃO AJUDAREM ELE COITADO MARIONETE..... VAI SAIR COMO O... UM...ENGADO ALEM DE FAZER O PROCESSP ELEITORAL PERDEU E O MERO NÃO TA NEM AIIIIII AHHAAHAHAH
ResponderExcluir