quinta-feira, 2 de abril de 2009

Primeiro as Apresentações.

Sinceramente, vocês podem achar estranho a existência desse blog. Eu sempre fui um cara chato que mandava e-mails para o Coren reclamando de tudo que eles faziam. E como não reclamar?

Tenho 30 anos, já trabalhei em diversos hospitais no interior do Paraná e agora moro em Curitiba. Já vi tanta coisa que me assustou na enfermagem e o Coren era um dos princiais responsáveis pelo problema.

Com essa nova diretoria, para mostrar o quão democrático está o Coren (o que eu realmente ainda duvido) eles me deram a liberdade de desenvolver esse blog para falar bem ou mal deles.

Achei incrível, confesso.

Eu perguntei se as pessoas leriam esse blog, e eles disseram que colocariam no site do Conselho para que todos vessem - para que todos soubessem o quão aberto está o Coren. Se eles não me tirarem do ar em uma semana, então realmente eles estão tentando fazer algo novo.

E vocês que também acham que a atuação do Coren deixa muito a desejar, podem escrever nos comentários. Vou atualizar o blog todas as terças e quintas, então, gravem nos seus computadores. Dessa vez eles vão ouvir o que querem e o que não querem. Seja da diretoria nova ou da diretoria antiga. E dá-lhe o que falar da antiga presidente.


Enfim, acho que vocês irão gostar.
Abraços e até a próxima postagem.

Enfermeiro Waldemar.

16 comentários:

  1. Enfº Waldemar,
    Parabéns pelo progresso com o blog junto ao Corén-PR, confesso desde que comecei meu curso técnico em Enfermagem, ouvi relatos insatisfeitos com o Conselho, e neste momento consigo visualizar que nem tudo está perdido. Este é meu primeiro ano como Técnica Enfermagem incrita junto ao órgão no Estado, e admito que há necessidade de otimizar para que gradativamente as coisas mudem, e tenho certeza que o blog no menu no site do conselho já é grande progresso.
    Abraços
    Grazieli Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Um bom dia e que DEUS abençoe a todos os irmãos da enfermagem, estou digitando mas ainda não estou acreditando que este espaço realmente existe, incrível, agradeço primeiramente a DEUS nosso pai e ao mesmo tempo agradeço pela sua vida Enfº Waldemar,e pela sua iniciativa junto ao Coren quanto ao funcionamento deste blog.
    Sinceramente, quando pequeno lembro-me bem das palavras e ensinamentos de meu pai, ele dizia assim: Quando você não tiver nada de bom para dizer a respeito de algo ou alguém, cale-se a respeito e este silêncio dirá tudo, e é assim que me sinto a respeito do Coren até então.
    Procurei, fussei, mexi, remexi e nada, é inacreditável, mas não tenho nada de bom a dizer do Coren, somente que ele é muito EFICIENTE, pois antes que qualquer outra coisa nos aconteça durante todo o ano temos a certeza que no dia 02 de janeiro o Boleto de anuidade estará em nossa porta, e nem para mandarem junto uma cartinha um lembrete do tipo: que DEUS ilumine nosso ano e que nossos sonhos aconteçam nada disto, somente o valor e como pagar a anuidade, isto acaba com qualquer ser humano... É tal da HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM.
    Mas ainda seguindo os ensinamentos de meu velho pai onde ele ainda dizia: esperemos e confiemos sempre, que as melhoras por mais absurdas e distantes que pareçam, um dia vem...e é nisto que hoje me baseio, acredito nos que ai estão, torço pelo bem comum e principalmente comungo das mesmas ansiedades e melhorias que tanto sonhamos e buscamos...
    Sabe o que me causa mais estranheza nisto tudo, é que quem sempre assume o Coren, na sua maioria já esteve do outro lado da coisa, já teve a mão na massa, já trabalhou diretamente e sabe dos anseios de nossa categoria, mas o tempo passa e a coisa torna-se corriqueira, comum, insolúvel, sem medidas diferentes e nós enquanto filiados continuamos a ver o barco passar sem pularmos dentro e tentarmos rumar na mesma direção.


    É isto, a todos que passarem por aqui que DEUS seja a base de tudo e isto basta.....

    Até breve do amigo...Enfermeiro por Amor.....

    ResponderExcluir
  3. Enfº Waldemar,

    Achei muito interessante a atitude do Coren-Pr em disponibilizar o seu Blog no site, aparentemente essa nova gestão está aberta a novos horizontes...
    Vamos aguardar...como dizem; eles estão em estágio probatório!
    Abraços,

    Elis

    ResponderExcluir
  4. Quero realmente que eles usem o "poder" que eles tem para melhorar nossa profissão, e não somente usem para benefício próprio.
    Aguardo notícias das 30 horas.

    ResponderExcluir
  5. Olá, concordo que as mensalidades são absurdas, eu por exemplo, me formei em dezembro de 2007 e ja me inscrevi no coren, pague uma taxa pra me cadastrar e a mensalidade. Em Janeiro de 2008 chegou a mensalidade referente ao mesmo ano, até hoje estou desempregada e fui ao coren no inicio deste ano pra cancelar o meu COREN, no entanto, a taxa para cancelar era tão cara que não valeria a pena, resolvi pagar a mensalidade deste ano. Acho que esses orgãos só roubam nossa dinheiro porque quando precisamos realmente, temos que pagar, e eles não querem nem saber se vc ta empregado ou não.
    Mas é bacana este espaço, pois dá o direito de expormos nossas idéias.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  6. Para mim o COREN está deixando a desejar!! Sai uma diretoria, entra outra e continua na mesma!
    Dei entrada na minha inscrição definitiva em Maio de 2008 e até agora não ficou pronta! Todas as vezes que ligo lá espero muito para ser atendida e quando isso acontece, me transferem e dai fico uma eternidade esperando.Já fiquei 15 minutos aguardando e nada!!!!! É um absurdo

    ResponderExcluir
  7. bom dia sr waldemar .tbem naum sei quem vc é e tbem não me interessa saber ,mas o fato é ;quando existia a antiga gestão do coren na pessoa da sra jurandyr kern todo mundo reclamava mas se contentava da forma truculenta como ela administrava,agora entra uma novo grupo ,uma nova gestão com propostas serias de trabalho e gestão democratica onde o sr .tem a oportunidade de incluir um blog no site para criticar e desmoralizar o grupo ,onde qualquer um pode ir la na sede do coren e falar com o presidente sem ser barrado por um segurança .onde tem cursos abertos e gratuitos para os inscritos ,com agenda prevista para maio ate o final do ano e mesmo assim não esta a contento .eu penso que o sr .ou é do contra tudo e todos ou é candidato a algum cargo politico ,ou o sr e´frustrado .não precisamos de criticas ,isso é facil ,precisamos de propostas de melhorias para o nosso coren/pr .precisamos de pessoas envolvidas e com compromisso com a enfermagem .e quanto as anuidades ,infelizmente é um tributo constitucional ,e compete ao cofen definir os valores,os reajustes e a forma de gerenciamento .saiba vc que não sou conselheiro ,sou um profissional de enfermagem que acredita nesse grupo e dei o meu voto para que eles possam fazer um bom trabalho .mas se ao final do terceiro ano de mandato isso naõ acontecer ai sim terei motivos e razões para criticar !!!!!! grato.

    ResponderExcluir
  8. Enf. Waldemar parabéns pela coragem de falar a verdade e parabens ao conselho por abrir esse espaço democrático. Só com esse gesto mostra a grande diferença das gestões anteriores. Já vi algumas mudanças em nosso conselho, sei que ainda são modestas, mas é muito pouco o tempo para transformar o coren naquilo que realmente o filiado sonha. A nossa anuidade, que falam tanto, é baixa em comparação a outros conselhos de enfermagem e a conselhos na área de saúde, como por exemplo o conselho de radiologia que o valor é $220,00. Não vou ficar defendendo a nova diretoria, mas não sejamos tão injustos de dizer que é igual a anterior que sofremos tanto e foi tão truculenta. Abraço enf waldemar e vamos continuar lutando pela nossa classe de enfermagem.

    ResponderExcluir
  9. Um bom dia a todos,
    Que DEUS ilumine a cada um realizando o poder do seu amor...
    Gente, como é bacana este espaço, graças a ele estamos podendo expor nossos sentimentos angustias, raivas, frustrações, desânimos, expectativas e esperanças,digo novamente: graças a ele podemos de uma forma ou outra extravazar sentimentos e sensações vividas, obrigado nosso DEUS por ter feito deste espaço nossa voz, desabafo e grito presente nas angustias...
    Irmãos da enfermagem, nesta correria imensa deste mundo globalizado onde a cada dia somos exigidos mais e mais como máquinas, e que nossas recompensas tendem a diminuir cada vez mais fazendo-nos distanciar daqueles a quem amamos, pois é preciso por vezes termos 2 ou até 3 empregos, para darmos o minímo de conforto a quem amamos, e que quando alcançamos este conforto normalmente não estamos ali do lado dos que amamos para desfrutar, na verdade cuidamos muito e somos mal cuidados, a sociedade de um modo geral deveria nos olhar com outros olhos, deveriam nos ver como pessoas diferenciadas, não porque andamos de branco, mas porque lidamos com o que de mais precioso existe "VIDA", mas enquanto isto não se torna realidade, vivamos de ilusões, nos fortalecendo sempre de que somos seres especiais aos olhos de DEUS, alguns dirão isto é bom, é bacana, mas não enche barriga, não paga contas, não da conforto, não sossega nossas ansiedades, concordo em grau número e gênero, mas aliviemo-nos e nos conforte-mos em ajuntar tesouros, tesouros estes adquiridos quando algum paciente por nós cuidado, nos olha nos olhos e diz: DEUS abençoe, DEUS lhe pague,DEUS cuide de você e sua família,ai sim estamos enriquecendo dia a dia juntando um tesouro tão grande em vida que banco nenhum ousaria ou teria cofres para depositá-lo.
    Desculpem-me por ser assim, esperançoso, otimista, mas creio que o meu DEUS, o mesmo que rege a vida de todos os seres, é unipotente e sabe que somos espécie de anjos na terra, cuidamos quando ninguém tem a coragem, o estômago, o desempenho, a audacia, o amor, lidamos com o que a maioria teme,com o escremento o podre o que fede, o que da repulsa, e isto tenho fé que somente seres-heróis e dotados de qualidades sub-humanas são capazes de fazer, acalentar a dor reduzir o sofrimento, confortar a perda,suportar o odor o nojento,chorar por alguém que nunca vimos,querer tomar nos braços o irmão e dizer eu cuido eu humanizo, DEUS nos fez diferentes, irmãos da enfermagem, somos seres melhorados, não físicamente nem socialmente, mas nosso interior emana bondade, zelo, carisma, caridade e amor, amor este que vem e é abastecido na fonte única de unipotência..nosso DEUS.
    Sabe levamos a vida muito a sério, levamos tudo muito a risca, tornando a nossa vida escrava de algum problema, olhamos sempre o olho do furacão e não as coisas que ele não consegue arrasar, e normalmente é ai que esta a esperança e a certeza de que nem tudo é ruim e que nem tudo é sofrimento.
    Chega, alguns me acharam um charlatão, um utopia vivo, um desvairado, desequilibrado, querendo abrir uma ceita ou religião, algum profeta perdido no tempo, respeito a cada um em seu sentimento, e rezo por toda a enfermagem, que DEUS nos fortaleça dia a dia, para cuidar humanizando sem perder o taime da vida.
    Para finalizar só um detalhe pequeno, eu como a maioria dos que aqui acessam fiquei meio que esperto, veaco com este blog, relutei em escrever, pois parece aqueles saites que aparecem por vezes no nosso computador para rastrear nossa senha ou saber de nossa vida pessoal, pensei: sera que o coren não nos quer fisgar, é estranho em mundo atual um conselho deixar funcionar um saite, para este poder se tornar uma arma contra ele ...é estranho, mas sei la ...se este for o objetivo, um dia será cobrado, DEUS não falha nunca, ele pode até vir de carro mil, mas que chega chega.hahha. Pensando nisto me impulsionei e resolvi escrever, e ai esta este caminhão...façam o mesmo, escrevam, soltem-se,digam o que queiram dizer, pois como alguns estão dizendo o COREN esta mudando, tenho de crer nisto, caso contrário tenho de desisitir de ser enfermeiro e vender geladinho no estadio..hhahahahhah...
    É ISTO, FIQUEM COM DEUS, POIS COM ELE SEMPRE ESTOU.
    DESCULPEM TODOS PELO INCÔMODO....

    ResponderExcluir
  10. Enf Waldemar, desculpa mas vc desta vez esta um pouco desinformado. Eu também estive no coren para arrumar a minha carteirinha e não precisei enfrentar fila ou pegar senha para ser atendida no retorno. Isso ocorria antes, mas eles mudaram. Agora vc chega, passa pela triagem é atendida, vai para o banco e quando retorna vai direto na pessoa que te atendeu antes. Vc não disse que eles também mudaram o nosso horário de atendimento, agora eles iniciam as 7 hs. O sistema , segundo a moça que me atendeu, é muito lento mesmo, mas a nova diretoria já providenciou novas máquinas e novo sistema que deverá iniciar no próximo mes. Nem tudo está perdido, vi várias mudanças e principalmente uma diretoria aberta as filiados. Eu prefido dar tempo para eles trabalharem ao invés de eu criticar. Afinal foram mais de 9 anos de sofrimento, só a abertura já compensa.

    ResponderExcluir
  11. QUERO TE PARABENIZAR PELA CORAGEM. VC E UM DOS MEUS, POIS SEMPRE FUI CRITICADA POR ALGUNS COLEGAS POR FALAR A VERDADE. SOU UMA PESSOA BATALHADORA PELOS NOSSOS DIREITOS.
    JA TIVE MUITAS BRIGAS NO COREN E NUNCA TIVE MEDO. MEDO E UMA FRASE Q/ NAO FAZ PARTE DA MINHA VIDA. POIS QUANDO FALAMOS A VERDADE NÃO TEM PORQUE TEMER. DEFENDO MINHA PROFISSÃO SE ALGUEM OUSAR ME OFENDER VAI ESCUTAR O Q/ MERECE.
    TENHO O MAIOR ORGULHO E AMOR DE SER TEC. EM EMFERMAGEM.

    ResponderExcluir
  12. Marli, quero te dar os parabéns por ser uma das lutadores pela classe de enfermagem. Infelizmente é mais fácil criticar que lutar por objetivos, é mais fácil calar do que sonhar por dias melhores. A enfermagem está mudando para melhor, chega do tempo que tinhamos que calar para tudo. O novo coren , um coren para todos, com certeza estará de portas abertas para receber seus elogios e críticas, suas sugestões e tudo o que eles possam lutar pela enfermagem. Estou muito confiante nesta nova diretoria pelas mudanças que tenho visto e com certeza em breves dias poderemos nos orgulhar muito mais ainda dessa maravilhosa profissão que nós escolhemos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Estamos todos de parábens pois temos alguem como Waldemar para nos representar-mos nesta luta de toda a equipe de enfermagem, fico contente em poder contar com vc nesta luta a qual para todos que querem lutar por condições melhor de toda esta classe realmente se encontram nas correrias da vida todos gostariam de lutar em busca de soluçes mas os imprevistos não nos deixam, por isso só tenho a agradecer por vc existir neste blog para nos defender e lutar por todos... Muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Com este feriado consegui ficar um dia em casa planejando mais e melhores atividades para o nosso corenpr. Olhando o site li todas as postagens. Criticas e elogios. Obrigado a todos. Anotei muitas para que possamos resolver e melhorar. Nao vou esquecer nunca que ja trabalhei em uti, junto ao paciente e com uma equipe maravilhosa de auxiliares e tecnicos, a base da enfermagem. Desculpem por ainda nao ter conseguido fazer as coisas que planejamos nós tambem estamos anciosos para ver logo os resultados da base sólida que estamos plantando, mesmo que demorada. Obrigado a todos voces que como eu amam a enfermagem de maneira incondicional. Que Deus os abençoe. Não esqueçam em vossas orações de pedir para que Deus nos mostre o caminho de fazer uma enfermagem mais unida, digna e principalmente reconhecida.
    Montgomery Pastorelo Benites, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná.

    ResponderExcluir
  15. Hoje 26/11/09 foi a primeira vez que entrei em seu blog, graças ao link de nosso conselho, não é ótimo?!
    Sou enfermeira em Curitiba e sonho com uma enfermagem corporativista, que não apenas profere palavras bonitas, mas que anda ombro a ombro. Sem vestir camisa de instituições, vestindo a nossa camisa: ENFERMEIRO

    ResponderExcluir
  16. CADE A 30HORAS....NUNCA MAIS....
    COMO E COMPLICADO A ENFERMAGEM GANHAR ALGUM DIREITO......
    FRANCIS

    ResponderExcluir

 
hits