terça-feira, 28 de abril de 2009

Quem é Montgomery Pastorelo Benites?

Muitos de nós, inclusive eu, não conhecia muito bem o atual Presidente do CorenPR. Resolvi dar uma de jornalista e conversar com ele para ver as intenções e um pouco da história dessa personalidade, a quem todos chamam de Mero.

Muito do que conversamos está sendo importante para eu entender o que está acontecendo dentro do Coren. A questão dos cursos chamou a minha atenção então resolvi procurá-lo e fui bem atendido, com direito a café e bolachinhas.

Por trás desse nome complicado, o Mero é um cara simpático e atencioso. Nasceu em Foz do Iguaçu onde a mãe mora até hoje. Pertence ao movimento escoteiro desde jovem e nunca o largou - ele é chefe escoteiro de um grupo aqui em Curitiba. Ele me explicou que esse movimento foi um dos principais responsáveis pela sua formação como indivíduo - no escotismo acredita-se que a honra, o caráter e o bem ao próximo são ações tão importantes quanto a sua própria vida.

Achei um discurso bonito. Estou meio que enchendo a bola dele, mas sei lá, foi um papo agradável.

Quando ele era jovem, trabalhou em um cartório e logo foi para o exército, mas as duas faculdades que ele iria passar a cursar o tiraram de lá - Filosofia na UFPR e Enfermagem na PUCPR. A medida que o curso de enfermagem ia atraindo mais o interesse dele e pelo período integral, a filosofia ficou um pouco de lado.

Me assustei quando ele disse que já conheceu mais de 20 países fora da América Latina, graças a seu trabalho com adoção internacional que seu amigo, morador da Noruega, havia encabeçado em seu país. O Mero, quando saiu da faculdade, foi direto trabalhar no Hospital Erasto Gaetner e após sua especialização (não lembro do que) na UFPR passou a trabalhar na UTI do Hospital Angelina Caron, onde trabalha até hoje como Diretor de Enfermagem.

Eu perguntei para ele, entre um gole e outro de café, se gostava de ser enfermeiro. Ele disse que não existe profissão melhor para sua vida, uma vez que ela trabalha com a manutenção da vida, com o cuidado ao próximo - traços provavelmente da educação que o Presidente teve.

Questionei se ele gostava de ser Presidente do Coren, uma vez que as pessoas criticam e não entendem o porquê da existência de um órgão tão burocrático nas nossas vidas, e ele afirmou que é uma realização pessoal muito importante.

Ele disse que não é melhor do que nenhum profissional que mora em uma pequena cidade do interior e atende vários pacientes ganhando razoavelmente pouco, para ele todos somos iguais e lutamos pelas mesmas coisas. Como Presidente do Coren, a diferença é que ele pode lutar para garantir melhorias a todos os profissionais no que tange ao mérito da instituição. Muitas das propostas são difíceis de serem executadas, mas toda a equipe do Coren está lutando para garantir à classe da enfermagem paranaense caminhos que garantam a valorização de todos nós.
Para quem não sabe, o cargo de Presidente do Coren não tem salário nem nada, é o tal do cargo honorífico.

O Mero sabia que eu iria publicar nossa conversa e ele disse que meu blog é muito acessado e já houve pessoas que questionaram o porquê de eles deixarem um blog que pode ir contra os gostos dele. A resposta foi bacana.

Ele disse a esses questionadores que o Coren é feito para todos e todos têm opiniões diversas. Disse ainda que, se queremos tirar a imagem ruim que o Coren possui primeiro é necessário ouvir o que os nossos inscritos têm a dizer, para então melhorar. Esta admnistração, segundo o Mero, é aberta a todos e agradeceu a mim por estar publicando o blog de forma voluntária e sem ganhar nada.

Pessoal, meus amigos, obrigado por me darem motivos para escrever. Escrevam comentários para que esse espaço cresça. Coloquem reclamações, eu vou atrás e publico! Esse lugar não é para mim, não é para o Mero, não é para o Coren (muito menos para o Coren), este lugar é para vocês.


Valeu!
Enfermeiro Waldemar.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cursos Gratuitos no Coren - Finalmente.

Vou dar o braço a torcer. Dessa vez eles superaram as minhas expectativas. Uma das maiores solicitações das pessoas que trabalham com enfermagem são com relação à capacitação profissional gratuita.

Mesmo não sendo atribuição deles, resolveram oportunizar e facilitar o crescimento profissional de toda a classe e melhor, exibindo os cursos ao vivo pela internet para todo o Estado do Paraná gerando uma grande integração.

Parabéns Sr. Presidente, parabéns Sr. Jorginho (que é o idealizador da proposta) e parabéns à diretoria toda por garantir o acesso de todos nós a algo que vai fazer jus ao dinheiro que pagamos ao Conselho.

Um comentário de uma usuária do blog disse que eu fui desinformado e que a subseção de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral está com senhas de retorno para evitar congestionamento no atendimento - me informei e você tem razão, obrigado.

Dois pontos para o Coren.


Abraços,
Enfermeiro Waldemar.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Atendimento Congestionado.

Desculpem a demora para postar mas estava viajando com a família.
É sempre bom descansar.

Esses dias apareci na subseção de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, ali perto do Hospital das Clínicas e percebi um congestionamento de pessoas muito grande no atendimento. Pelo menos eu vi que puseram uma mesinha para triagem, assim facilita para aqueles que não estão com todos os documentos ou apenas precisam tirar pequenas dúvidas.

Porém ouvi diversas reclamações de pessoas que vão lá fazer uma solicitação, recebem um boleto e tem que sair do Coren para ir ao banco pagar a taxa. Quando voltam pegam outra senha e ficam esperando horas até serem atendidos, visto que só precisam entregar um boleto para encerrar o processo. Meu Jesus amado.

A primeira coisa que todo mundo pensa é: por que não colocam um banco dentro do Coren? Mas já digo de antemão que isso custa caro - bem caro aos nossos bolsos.
Agora aqui vai uma sugestão ao Coren - coloquem uma senha de retorno e arrumem esse sistema lento de vocês!

Ninguém precisa ficar esperando horas só porque o sistema de vocês é muito devagar e outra, agilizem essas licitações para poder fazer o pagamento da anuidade pela internet e demais serviços, isso vai ajudar todo mundo e evitar congestionamento no atendimento, não concordam?
O atual sistema do Coren leva meia hora para finalizar um processo de inscrição - isso é muito tempom para alguém que está saindo do trabalho. Em teoria você precisa tirar o dia para ir ao Coren - me poupem.

Gostaria de agradecer a todos que comentaram nos posts anteriores - a participação de vocês é o que me motiva a escrever aqui e não se preocupem - não há como rastrear os seus comentários.

O que eu sei de antemão é que está vindo um novo sistema para o Conselho, com novos servidores e uma panafernalha gigantesca para melhorar o atendimento - espero que melhore mesmo e que implantem isso RÁPIDO.


Abraços a todos.
Enfº Waldemar.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Anuidades altas.

Confesso que esse seria o tópico mais importante a ser comentado aqui - nossas altas anuidades. Eu, como muitos de vocês, não ganho tão bem como gostaria. Isso me leva a ficar com uma certa angústia quando chega o boleto de pagamento do Coren, todo começo de ano. Como um colega escreveu nos cometários do post passado, para isso há eficiência neste órgão.

Nunca entendi bem para onde vai o dinheiro e na minha cabeça, fico fazendo cálculos que chegam a números milionários, que devem estar na conta do coren ou no bolso de algum espertinho.

Quando eu entrei no Coren para conversar com a Assessoria de Comunicação, que liberou esse espaço, eles me mostraram todas as contas do Conselho e fiquei assustado. Segundo os cálculos, no mês de agosto o Coren fica praticamente sem dinheiro para sobreviver, tendo que fazer empréstimos a bancos. Quando o novo presidente chegou (e cabe falar bastante sobre quem ele é, já que nem o conhecemos direito) ele disse que o Coren faria de tudo para "andar com suas próprias pernas" já que estava assumindo o Coren com quase 1 milhão e meio de dívidas da gestão anterior.

Bom, em termos simples, o Coren tem um número gigantesco de pessoas que não pagam e trabalham irregulares ou nem sequer trabalham, outras que possuam dívidas astronômicas. A capacidade de deixar uma subseção com funcionários em cada região do estado, deixar uma sede funcionando e pagar a fiscalização (que custa caro) faz o Coren depender de cada centavo que entra.

Gente, se não existisse o Coren haveriam zé ninguéns trabalhando no nosso lugar e ainda matando as pessoas pela falta de conhecimento técnico. Por mais que eu não goste do Coren eu sei a importância dele para a nossa profissão. Não cabe a eles lutar pelos nossos direitos (sindicato) nem garantir desenvolvimento educacional (associação) - cabe a eles fiscalizarem e garantirem que apenas nós - técnicos, auxiliares e enfermeiros - possamos assumir as nossas funções.

A anuidade é altíssima sim, mas se todo mundo pagasse, eles teriam capacidade de diminuí-la.


Obrigado pelos comentários anteriores.
Confesso que esse post não é dos piores, mas é algo que aflinge o meu coração.

Enfermeiro Waldemar

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Primeiro as Apresentações.

Sinceramente, vocês podem achar estranho a existência desse blog. Eu sempre fui um cara chato que mandava e-mails para o Coren reclamando de tudo que eles faziam. E como não reclamar?

Tenho 30 anos, já trabalhei em diversos hospitais no interior do Paraná e agora moro em Curitiba. Já vi tanta coisa que me assustou na enfermagem e o Coren era um dos princiais responsáveis pelo problema.

Com essa nova diretoria, para mostrar o quão democrático está o Coren (o que eu realmente ainda duvido) eles me deram a liberdade de desenvolver esse blog para falar bem ou mal deles.

Achei incrível, confesso.

Eu perguntei se as pessoas leriam esse blog, e eles disseram que colocariam no site do Conselho para que todos vessem - para que todos soubessem o quão aberto está o Coren. Se eles não me tirarem do ar em uma semana, então realmente eles estão tentando fazer algo novo.

E vocês que também acham que a atuação do Coren deixa muito a desejar, podem escrever nos comentários. Vou atualizar o blog todas as terças e quintas, então, gravem nos seus computadores. Dessa vez eles vão ouvir o que querem e o que não querem. Seja da diretoria nova ou da diretoria antiga. E dá-lhe o que falar da antiga presidente.


Enfim, acho que vocês irão gostar.
Abraços e até a próxima postagem.

Enfermeiro Waldemar.
 
hits